Artista: Vermis Mortem
País: Brasil
Álbum: …Of the Occult
Gravadora: Abismo Metal Store
Licenciamento: Abismo Metal Store
Versão: Compact Disc
Ano de Lançamento: 2024
A VERMIS MORTEM começou as suas atividades como um projeto do baixista Marcelo Almeida, quando ainda era membro da banda de Death Metal Behavior. O tempo passou e com a saída do cara do grupo que o lançou no cenário, nada mais óbvio que a VERMIS MORTEM tenha se tornado a sua prioridade. E foi dentro deste contexto que nasceu “…Of the Occult”, seu primeiro álbum de inéditas, lançado em 2024 pela Abismo Metal Store e parceiros.
“…Of the Occult” conta com oito músicas e uma introdução, todas elas inseridas no segmento do Death/Black Metal. O material foi registrado no Vitorino’s Lair e contou com a produção de Alexandre Vitorino, sempre sob o olhar atento de Marcelo durante o processo. Marcelo, inclusive, é o principal compositor e juntamente com Thanatos Guitareaper (guitarrista, Behavior, God Funeral), Caio Satan (baixista, God Funeral, Old Chaos) e De La Muerte (baterista, Headhunter D.C., Insaintfication, Malefactor), criaram um baita material que tenderá a agradar em cheio os amantes do gênero.
O disco vai direto ao ponto nos seus pouco mais de quarenta minutos de duração. No geral, as faixas possuem andamentos rápidos, riffs frios e solos com melodias que coadunam com a climática proposta. Ou seja, tudo neste play passa aquela constante sensação de desesperança, que o estilo sugere desde a sua gênese. Para que o caro leitor se situe, aqui temos um álbum que caminha na mesma direção de títulos como “Seven Churches” do Possessed, “Black Metal” do Venom, o debut do Bathory, além de “Obsessed by Cruelty” do Sodom.
Um ponto fundamental para que “…Of the Occult” tenha funcionado para mim, foram as empostações das vozes e o timbre de Marcelo. Ou seja, o músico novamente aparece como destaque, todas as vezes que é acionado. Com um estilo bem semelhante ao de Jeff Becerra (Possessed), ele soube criar e executar linhas que fixam facilmente na memória do ouvinte. Ótimos exemplos ficam a cargo da faixa de abertura “Inhuman Entities”, “Your Dead Messiah Will Never Return” e “Spectrum of Catacomb”, não por acaso alguns dos meus destaques na obra.
“Venomous Winds of Pazuzu” fecha o full lenght, com a mesma carga negativa que foi a tônica durante toda a minha experiência com ele. A música tem o seu início marcado com uma espécie de hino religioso, em adoração à entidade Pazuzu, que me transportou para os saudosos anos oitenta, quando tive o meu primeiro contato com a película “O Exorcista”. Impossível não fazer esse link, até porque trata-se do mesmo demônio em ambos os casos. Acredito que “Venomous Winds of Pazuzu” possa vir a se tornar obrigatória nas aparições da VERMIS MORTEM nos palcos pelo país. Veremos…
Este “…Of the Occult” é um álbum simples, direto e que cumpre ao que se propõe de maneira rigorosa. Ao caminhar de mãos dadas com o Possessed, referenciando também alguns dos melhores momentos do Death/Black Metal dos anos oitenta e noventa, encontrou-se uma fórmula que entretém até o fã mais chato e intransigente. Eu gostei muito do resultado, e ainda quero poder ter a oportunidade de ver a VERMIS MORTEM ao vivo, nesta atual fase da sua carreira.
Formação:
Marcelo “The Evil One” (vocalista)
Thanatos Guitareaper (guitarrista)
Caio Satan (baixista)
De La Muerte (baterista)
Tracklist:
01. Agouro
02. Inhuman Entities
03. Your Dead Messiah Will Never Return
04. Spectrum of Catacomb
05. The Key of the Bottomless Pit
06. Scarlet Whore
07. Flesh Devotion
08. Perpetual Night
09. Venomous Winds of Pazuzu
Notícia mais antiga: TROPA DE SHOCK: confirmado lançamento do novo Single “Virus of Fall” »