The Cross – The Cross
Postado em 27/02/2017


Artista: The Cross
País: Brasil
Álbum: The Cross
Gravadora: Eternal Hatred Records
Licenciamento: Eternal Hatred Records
Versão: Compact Disc
Ano de Lançamento: 2017

O ano era 1990, período este que marcou o nascimento do Doom Metal no país, juntamente com as atividades da banda THE CROSS. Seguindo o direcionamento musical balizado na estética dos ícones Solitude Aeturnus, Candlemass, Trouble e, principalmente Black Sabbath; o grupo construiu sua carreira, indo completamente na contramão do que se ditava como regra, dentro de um cenário tupiniquim que ainda estava engatinhando.

Na década de noventa a THE CROSS estava em constante atividade, e este foi o seu período mais prolífico. Ao todo foram três Demos registradas, sendo a terceira, “The Fall” de 1993, a mais emblemática e que ganhou dois relançamentos nas próximas décadas.

Após um hiato quase interminável, eis que apenas em 2015 o grupo se reuniu para retomar as suas atividades. Deste renascimento nasceu o EP “Flames Through Priests”, que trazia a Demo “The Fall” e duas composições inéditas, visando apresentar a sua nova formação, que contava apenas com o vocalista e líder Eduardo “Slayer” como remanescente.

Em 2017, finalmente, o THE CROSS entrou em estúdio para registrar o seu primeiro álbum. Homônimo, o material foi produzido no Revolusom Studios e contou com a assinatura de Marcos Franco (Carnified) e Dan Loureiro (Carnified, Ynys Wydryn), entre os meses de agosto e novembro de 2016.

“The Cross” representou um marco e, sobretudo, uma correção histórica na carreira da primeira formação totalmente voltada para o Doom Metal no país. Rapidamente o álbum alcançou status de clássico, obtendo avaliações positivas nas principais publicações do gênero em todo o globo. Composições como “The Last Nail in the Coffin”, “House of Suffering” e “The Skull & the Cross” se tornaram obrigatórias nas apresentações da banda, que passaram a se tornar cada vez mais constantes, incluindo duas aparições no festival Palco do Rock de Salvador, contando com mais de sete mil fãs em cada uma das edições.

Fica bem evidente que a proposta de “The Cross” não foi reinventar a roda, aliás, muito pelo contrário. Este full lenght é uma verdadeira aula de como se manter fiel ao segmento mais bastardo do Metal, indo de encontro ao mais profundo ponto da sua essência. Um clássico absoluto e que é reverenciado de dez entre dez admiradores do estilo.

Formação:

Eduardo “Slayer” (vocalista)
Paulo Monteiro (guitarrista)
Felipe Sá (guitarrista)
Mario Baqueiro (baixista)
Louis (baterista)

Tracklist:

01. Cold is the Night Beyond Death
02. The Last Nail in the Coffin
03. The Skull & the Cross
04. The Last Prayer
05. Resquiat in Pace
06. Garden of Silence
07. House of Suffering
08. Poe’s Silence

 
Categoria/Category: Reviews
Notícia mais recente: «
Notícia mais antiga: »

TOP