Artista: Spektra
País: Brasil
Álbum: Hypnotized
Gravadora: Frontiers Music
Licenciamento: Animal Records
Versão: Compact Disc
Ano de Lançamento: 2024
Três longos anos separaram o lançamento do excelente “Overload” deste “Hypnotized”, segundo álbum da banda SPEKTRA, lançado no Brasil através da Animal Records. Para quem não conhece o quarteto, temos aqui encabeçando a line-up os experientes BJ (vocalista, SOTO, Talisman, ex-Tempestt) e Léo Mancini (guitarrista, ex-Shaman), que juntos nos conduzem por uma viagem repleta de referências estéticas do Hard Rock de arena, o tal AOR.
“Hypnotized” veio cercado de muito otimismo e ansiedade, principalmente por este que vos escreve, já que acompanho o trabalho destes caras desde a época do Tempestt. BJ continua excelente, com seu já característico timbre e uma impostação que fará o deleite dos fãs do gênero, já que continua a beber da fonte de nomes como Jon Bon Jovi (Bon Jovi), Danny Vaughn (Tyketto), Eric Martin (Mr. Big) e David Coverdale (Whitesnake). Mancini não fica atrás, e se mantém relevante com temas melodiosos e repletos de sentimento, como nas emocionais “Our Time is Now” e “Different Me Outside”.
A produção de “Hypnotized”, desta feita, foi assinada pelos próprios músicos, sempre com a dupla acima citada mais à frente, além do baixista Henrique Canalle. Mas fiquem sossegados, o resultado obtido por Jeff Scott Soto em “Overload” foi mantido com louvor. Inclusive, Jeff ainda aparece participando de alguns backing vocals nas ótimas “Taste of Heaven”, “Tonight” e “Time Around Us”.
Tenho que admitir que “Overload” me causou um impacto inicial maior, mas com diversas audições, consigo hoje afirmar que “Hypnotized” mantém o nível lá em cima, ainda que sejam duas obras muito semelhantes e que ousam bem pouco. A proposta da SPEKTRA é jogar em um campo que se sente confortável, e está tudo bem! Aliás, quando se trata de uma formação como esta, o seu público alvo não espera por experimentações.
Ainda que o disco seja um produto bem típico do gênero AOR, “Runnin Out of Time II” me impressionou com momentos extraídos do Progressive Rock, além do peso acima da média apresentado em “Freefall”. Esta última, não por acaso, a primeira faixa de trabalho e que ganhou uma excelente versão em videoclipe.
Antes de me despedir, preciso ressaltar novamente o trabalho de voz de BJ. O cara está cada dia mais maduro, interpretando com muito sentimento passagens bastante diversificadas. Talvez pelo número exorbitante de turnês que vem fazendo ao lado de Jeff Scott Soto, ele tenha absorvido novas influências para incrementar a sua já notória técnica, presumo. Peguemos como exemplo “Our Time is Now”, que tem uma condução irrepreensível, além de arranjos de muito bom gosto quando nos atentamos aos seus falsetes. Se este cara não é o melhor cantor do seu segmento no país, está seguramente entre os três!
“Hypnotized” é um álbum bem composto, bem produzido, bem polido e com canções que exalam extremo bom gosto e perfeccionismo. Obviamente ele está bem preso no seu nicho, tendendo a agradar apenas aos fãs de nomes como Tyketto, Mr. Big, Survivor, Winger, Whitesnake e congêneres. Se essa é a sua praia, pode dar uma chance para os brasileiros, pois arrependimentos não serão opcionais nesta experiência.
Formação:
BJ (vocalista)
Léo Mancini (guitarrista)
Henrique Canalle (baixista)
Edu Cominato (baterista)
Tracklist:
01. Freefall
02. Taste of Heaven
03. Search for More
04. My Voice for You
05. Against the Wind
06. Our Time is Now
07. Hypnotized
08. Tonight
09. Time Around Us
10. Runnin’ Out of Time II
11. Different Me Outside
Notícia mais antiga: Ensiferum – Winter Storm »