Slayer – Reign in Blood
Postado em 07/10/1986


Artista: Slayer
País: Estados Unidos
Álbum: Reign in Blood
Gravadora: Def Jam Recordings
Licenciamento: Indisponível
Versão: Compact Disc
Ano de Lançamento: 1986

O SLAYER tomou de assalto a cena com três ótimos lançamentos nos anos entre 1983 e 1985. Enquanto o debut “Show no Mercy” (1983) e o EP “Haunting the Chapel” (1984) mostravam um Thrash Metal visceral, blasfemo e que beirava o Death Metal, “Hell Awaits” (1985) já se mostrava mais polido, ainda que o teor primitivo ainda fosse a premissa estética da banda.

Tudo ia muito bem na carreira dos caras, com um crescimento evidente e uma popularidade que apenas aumentava na primeira metade dos anos oitenta. Contudo, acredito que ninguém estava preparado para o que viria a seguir, com o lançamento do terceiro LP “Reign in Blood” em 1986. Ainda apostando no Thrash Metal, que transita em um limiar bem próximo do Death Metal, o quarteto elevou (e muito) a qualidade das suas composições.

“Reign in Blood” é melhor em absolutamente tudo que os seus antecessores apresentaram. A começar pela produção, assinada pelo incrível Rick Rubin, que já tinha no currículo nomes do Rap como LL Cool J. e Beastie Boys. A arte da capa, composta por Larry W. Carroll, também causou um enorme impacto, passando a visão do artista de como seria estar preso no inferno por toda a eternidade. Os puritanos e cristãos atacaram como puderam “Reign in Blood”, por todos estes elementos, mas a linguagem artística acabou triunfando e este LP foi o mais bem sucedido do grupo até aqui.

Um problema de “Reign in Blood” é a sua curta duração. Apesar de trazer hinos imortais do gênero, como “Angel of Death”, “Piece by Piece”, “Jesus Saves”, “Postmortem” e a faixa título; ele mal contabiliza trinta minutos de conteúdo. Tá certo que a mensagem foi passada, da maneira mais efetiva possível, mas a banda estava em um momento criativo ímpar, então mais duas ou três canções adicionais não fariam mal algum.

Apesar da crítica, “Reign in Blood” funciona e é apontado por muitos figurões da cena, como uma masterpiece inquestionável. Eu faço parte do time que concorda com tal afirmativa, já que este álbum foi a minha porta de entrada para o Thrash Metal, e nele podemos encontrar diversos clássicos imortais do Metal como um todo. Com ele, o SLAYER furou a bolha, conseguindo catequizar fãs que não tinham o Thrash como preferência. Isso também é um fato!

Sim, “Reign in Blood” trata-se de uma unanimidade dentro do segmento que está inserido. Não me atrevo a refutar isso, até porque quando lembramos do termo “Thrash Metal”, imediatamente nos vem à mente a bateria marcante de Dave Lombardo, servindo como porta de entrada para os riffs da dupla King/Hanneman ditarem os rumos da música título da obra. A partir dela, novos rumos foram tomados por toda uma leva de bandas, que se aventurou a seguir os passos dos mestres da Califórnia.

Formação:

Tom Araya (vocalista, baixista)
Kerry King (guitarrista)
Jeff Hanneman (guitarrista)
Dave Lombardo (baterista)

Tracklist:

01. Angel of Death
02. Piece by Piece
03. Necrophobic
04. Altar of Sacrifice
05. Jesus Saves
06. Criminally Insane
07. Reborn
08. Epidemic
09. Postmortem
10. Raining Blood

 
Categoria/Category: Reviews
Notícia mais recente: «
Notícia mais antiga: »

TOP