Artista: Shaman
País: Brasil
Single: Brand New Me
Gravadora: Independente
Licenciamento: Indisponível
Versão: Digital
Ano de Lançamento: 2020
O ano era 2019, quando recebi um telefonema de um amigo, aos prantos, falando sobre a passagem de André Matos (ex-Viper, Angra, Virgo). Para minha ficha cair, demorou muito tempo, até porque ele tinha acabado de retomar a formação clássica do SHAMAN, com shows lotados e com a promessa de um novo álbum. Sim, uma comunidade inteira estava enlutada, mesmo aqueles que não gostavam do trabalho do cara, os respeitava!
André Matos teve um impacto profundo na minha vida, se me permitem o desabafo. Comecei a ter uma nova percepção de mundo após ouvir os álbuns “Soldiers of Sunrise” (1987) e “Theatre of Fate” (1989), ambos do Viper, ainda na década de 1990. Então, meu sentimento aqui foi como se perdesse alguém da minha própria família. Época cinza e de reflexão para muitos, sobre a nossa finitude.
Em respeito a esta grande perda, o SHAMAN viveu um período sabático e cheio de incertezas, até que, em 2020, confirmou a continuidade das suas atividades com o vocalista Alírio Netto (ex-Avalanch, Khallice). Tenho que admitir que, mesmo gostando muito do Alírio, não conseguia imaginar outro cara para estar ali na linha de frente do grupo, que não fosse o próprio André Matos. Ainda assim, algo estava bem perceptível: o cuidado para que este novo capítulo não soasse como desrespeito à memória do maestro.
O single “Brand New Me”, que serve como uma reapresentação do SHAMAN para os fãs, foi lançado sob essas circunstâncias. Vale ressaltar que, até mesmo na capa deste material, estava destacando o novo cantor como um convidado especial, e não como substituto definitivo de André. Sim, goste você ou não, os caras foram muito cuidadosos e respeitosos em todos os detalhes.
Musicalmente, o SHAMAN procurou jogar em campo seguro. Temos aqui aquela velha linha de composição de Hugo Mariutti. “Brand New Me” é aquela típica canção étnica e que procurou acentuar, através da sua estrutura, todo o vasto vocabulário técnico de Netto. Para lhe situar com mais precisão, imagine uma junção de elementos encontrados em canções como “For Tomorrow” e “Distant Thunder”, ambas encontradas no debut “Ritual” (2002), e temos aí o resultado obtido aqui.
“Brand New Me” estará presente no novo álbum da banda, “Rescue”, que será lançado ainda no primeiro semestre de 2022. Tendo ela como parâmetro, acredito que, neste primeiro momento, o time vai continuar jogando no que é mais seguro. Ou seja, utilizando uma fórmula já conhecida, sem arriscar novas experimentações. Contudo, é apenas uma ilação, então teremos que aguardar o decorrer dos fatos, para uma avaliação mais apurada.
Formação:
Alírio Netto (vocalista)
Hugo Mariutti (guitarrista)
Luís Mariutti (baixista)
Ricardo Confessori (baterista)
Tracklist:
01. Brand New Me
Notícia mais antiga: BEELZEEBUBTH: Sæculum Obscurum »






