As lendas britânicas do Heavy Metal SAXON entraram em estúdio para começar a gravação do sucessor de seu 24º álbum de estúdio, “Hell, Fire and Damnation”, lançado em janeiro de 2024 via Silver Lining Music.
Nos últimos dias, o SAXON compartilhou várias fotos do estúdio mostrando o baterista Nigel Glockler, o baixista Tim “Nibbs” Carter e os guitarristas Doug Scarratt e Brian Tatler gravando suas partes para o novo LP, que tem previsão de lançamento para o final de 2026.
Em julho, o vocalista do SAXON, Biff Byford, falou ao Metal XS da Riff X sobre o progresso das sessões de composição do próximo álbum da banda: “Bem, começamos a escrever o próximo álbum. Estou fazendo as letras agora. E recebi muitas ideias do Doug Scarratt, do Nigel Glockler também, e do Nibbs. Então, sim, tenho bastante ideias, que estou compilando em meu estúdio em casa. Acho que estamos, dedos cruzados, olhando para um novo álbum no outono do ano que vem, em setembro/outubro.”
Em abril, Biff disse ao The Dark Melody, do Uruguai, que ele e seus companheiros de banda haviam “estado escrevendo” novas músicas “por cerca de seis ou sete semanas, de forma intermitente. Então sim, estamos chegando com algumas ideias e eu tenho ideias para músicas, para títulos. E sim, está progredindo. Acho que será lançado no ano que vem.” Ele continuou: “Provavelmente vamos começar a gravar em novembro, quando terminarmos a turnê. Provavelmente vamos gravar a bateria, o baixo, as guitarras básicas e alguns vocais guia nesse período. Então, sim, estamos trabalhando nisso. Estamos focados no novo álbum. Está indo bem.”
Pouco mais de dois meses atrás, Byford compartilhou uma atualização em vídeo em que disse ter concluído a última rodada de quimioterapia em sua luta contra o câncer intestinal.
Embora Biff tenha divulgado uma mensagem em vídeo em agosto, na qual sugeria ter passado por uma operação para remover “um pequeno tumor” da “glândula prostática”, ele posteriormente esclareceu que havia sido diagnosticado com câncer intestinal, que é um câncer que pode ocorrer em qualquer parte do intestino grosso, incluindo cólon e reto. Byford foi posteriormente tratado com quimioterapia por um “curto período”, o que resultou no cancelamento de alguns shows e no adiamento de vários outros.
No início do ano, o SAXON anunciou o cancelamento de 10 shows de verão e aparições em festivais enquanto Byford se recuperava da cirurgia contra o câncer. Em agosto de 2024, Biff passou por um “procedimento” para tratar o flutter atrial, um tipo de arritmia que faz com que as câmaras superiores do coração (átrios) batam muito rápido. Em setembro de 2019, Biff sofreu um ataque cardíaco e passou por uma cirurgia de ponte tripla de emergência.
“Hell, Fire and Damnation” foi produzido por Andy Sneap (Judas Priest, Exodus, Accept) e Byford, com Sneap também responsável pela mixagem e masterização. No início de 2023, o guitarrista do SAXON, Paul Quinn, anunciou que se afastaria das turnês da banda. Como consequência, o SAXON cancelou a turnê pela América do Sul em abril de 2023, bem como a participação no cruzeiro Monsters of Rock.
Quinn foi substituído nas turnês por Brian Tatler. Brian tem feito turnês com Doug, Nigel, Nibbs e Biff desde meados de 2023, mas continua sendo membro do Diamond Head. Byford e Quinn são os únicos membros originais remanescentes na formação atual do SAXON.
Originalmente de South Yorkshire, Inglaterra, o SAXON vendeu cerca de 23 milhões de álbuns e produziu clássicos como “Denim and Leather”, “Princess of the Night”, “Wheels of Steel” e “Power and Glory.”
Notícia mais antiga: SANCTIFIER: banda potiguar disponibiliza arte da capa do seu próximo álbum »






