SADISTIC INTENT: Resurrection
Postado em 20/01/1994


Artista: Sadistic Intent
País: Estados Unidos
Álbum: Resurrection
Gravadora: Gothic Records
Licenciamento: Indisponível
Versão: Compact Disc
Ano de Lançamento: 1994

Para a inauguração do portal da The Ghost Writer Magazine, o nosso editor me incumbiu de revisitar um disco que conheci profundamente na minha adolescência. Poder rememorar o clássico EP Resurrection” (1994), dos norte-americanos do SADISTIC INTENT, foi uma satisfação inenarrável, especialmente por tê-lo descoberto no dia da sua disponibilização, em meio às trocas de fitas K7, prática tão comum nos anos 1990.

“Resurrection” foi registrado ao longo de 1993 no Cage Studios, em Los Angeles, e nos apresenta um Death Metal cru, primitivo e visceral, que se mostrou extremamente influente para a cena californiana da época. A produção é suja, analógica, mantendo aquele clima carregado que imediatamente remete aos primeiros trabalhos de nomes como Possessed, Morbid Angel, Mortem, Pentacle e The Chasm. Creio que, dessa forma, consigo contextualizar com precisão a proposta artística do SADISTIC INTENT para o leitor menos familiarizado.

O material tem pouco mais de vinte e quatro minutos de duração, englobando seis tracks. A instrumental faixa-título serve como introdução à trinca composta por “Asphyxiation”, “Conflict Within” e “Dark Predictions”. O start é, de fato, avassalador, com as músicas muito bem conectadas entre si, revelando um elevado nível de maturidade musical. Os responsáveis diretos por essa coerência são os irmãos Cortez: Bay (baixista e vocalista) e Rick (guitarrista), que desde o início mantiveram o leme deste navio repleto de mortos-vivos espalhados por todos os lados.

Tudo aqui soa no seu devido lugar, com mixagem e masterização respeitando à risca as exigências estéticas do Death Metal. Prova disso é o sentimento de urgência transmitido por “Condemned in Misery”, antes do desfecho com “A Mass for Tortured Souls”. Esta última se propõe a ser arrastada e anticlimática, com arranjos de teclado fúnebres que evocam uma palpável sensação de desesperança diante de uma finitude inevitável.

O SADISTIC INTENT, mesmo sem ter lançado até hoje um único full-length em sua discografia, conquistou o status de banda cult entre os fãs e formadores de opinião mais apaixonados pelo estilo. Infelizmente, desde 2016, com o lançamento do split Invocations of the Death-Ridden” ao lado dos holandeses do Pentacle, não temos mais notícias do grupo — e isso é realmente lamentável. Sempre atuante no circuito estadunidense, o time mereceria continuar sua trajetória no underground, lançando novos registros. Resta-nos apenas torcer para que cheguem novidades em breve, vindas de alguma catacumba fétida na Costa Oeste dos Estados Unidos.

Formação:

Bay Cortez (baixista, vocalista)
Rick Cortez (guitarrista)
Vince Cervera (guitarrista)
Joel Marquez (baterista)

Tracklist:

01. Resurrection
02. Asphyxiation
03. Conflict Within
04. Dark Predictions
05. Condemned in Misery
06. A Mass for Tortured Souls

 
Categoria/Category: Reviews
Notícia mais recente: «
Notícia mais antiga: »

TOP