Edu Falaschi – Vera Cruz
Postado em 18/05/2021


Artista: Edu Falaschi
País: Brasil
Álbum: Vera Cruz
Gravadora: MS Metal Records
Licenciamento: MS Metal Records
Versão: Compact Disc
Ano de Lançamento: 2021

EDU FALASCHI é um artista que definitivamente dispensa apresentações. Conhecido em toda a cena mundial por ter sido o vocalista e um dos compositores dos álbuns “Rebirth” (2001) e “Temple of Shadows” (2004), ambos do Angra, eis que o cara retornou aos holofotes, fincando os dois pés em sua carreira solo a partir do lançamento do álbum “Moonlight” em 2016.

Enquanto “Moonlight” nada mais era do que uma compilação de grandes sucessos do cara, em versões acústicas, tendo até um direcionamento mais intimista, seu novo trabalho, “Vera Cruz”, traz de fato doze faixas inéditas, calcadas no estilo que o consagrou nos seus tempos de Angra. Sim, “Vera Cruz” aposta em Power Metal moderno e vigoroso, repleto de passagens clássicas e elementos étnicos, tendo como pano de fundo uma estória cativante que se passa no Brasil e em Portugal, mas que não se escora em sua fonte.

Vale ressaltar que, ao apostar novamente as suas fichas no Power Metal, é natural que o compositor de clássicos como “Heroes of Sand”, “Nova Era”, “Spread Your Fire” e “Wishing Well” (apenas para citar algumas), não consiga fugir de estruturas, elementos e texturas que o próprio ajudou a criar. Desta forma, acredito que “Vera Cruz” soa sim como o Angra, a partir do momento que nos damos conta que o mentor aqui, era também um dos principais compositores da banda nos anos dois mil. Este é o ponto.

Tendo agora como foco o conteúdo de “Vera Cruz”, é perceptível que Edu e Cia resolveram jogar em um campo seguro, a começar pela estrutura do álbum como um todo. Ou seja, após uma introdução que engloba o preludio da estória, temos a rápida “The Ancestry”, que é a típica faixa de abertura de shows que o segmento exige. Rápida, extremamente técnica e pesada, a banda como um todo se destaca nesta aqui, esbanjando muito conhecimento de causa. Na sequência, “Sea of Uncertainties” vai mais para o lado do Progressivo, repleta de variações e um refrão digno dos melhores momentos da carreira do cantor.

O álbum segue mantendo aquele velho script de trabalhos do gênero, então, fazem-se presentes as baladas “Skies in Your Eyes” e “Bonfire of the Vanities”, a étnica progressiva “Land Ahoy” (provavelmente a melhor do disco), além da ousada “Face of the Storm” que trouxe a participação especial de Max Cavalera (Cavalera Conspiracy, Soulfly, ex-Sepultura) nos vocais, e “Rainha do Luar” que fecha a obra com a presença imponente da diva da MPB, Elba Ramalho.

Eu enxergo “Vera Cruz” como uma revisitada do Edu aos seus tempos áureos do Angra. Então, se ao mesmo tempo que não traz nada de novidade, agrada por justamente compilar várias canções que remetem ao ouvinte aquele sentimento saudosista, de uma fase que não voltará mais. Experiência riquíssima, e que deve ser aproveitada por todos os fãs do estilo.

Formação:

Edu Falaschi (vocalista)
Roberto Barros (guitarrista)
Diogo Mafra (guitarrista)
Raphael Dafras (baixista)
Aquiles Priester (baterista)
Fábio Laguna (tecladista)

Tracklist:

01. Burden
02. The Ancestry
03. Sea of Uncertainties
04. Skies in Your Eyes
05. Frol de la Mar
06. Crosses
07. Land Ahoy
08. Fire with Fire
09. Mirror of Delusion
10. Bonfire of the Vanities
11. Face of the Storm
12. Rainha do Luar

 
Categoria/Category: Reviews
Notícia mais recente: «
Notícia mais antiga: »

TOP