Artista: Nestor (Suécia)
Evento: Rock Hard Festival
Cidade/Estado/País: Gelsenkirchen – Alemanha
Local: Nordsternpark
Data: 25 de Maio
Ano: 2023
Produtora: Rock Hard Event GmbH
O já tradicional Rock Hard Festival é um evento musical voltado para o Hard Rock, Classic Rock e as mais variadas vertentes do Metal. Ele ocorre anualmente, desde 1990 na Alemanha e, desde 2003, tem como sede a cidade de Gelsenkirchen, sempre contando com grandes expoentes e revelações dos segmentos acima listados.
O festival ainda é realizado no anfiteatro localizado em Rhein-Herne-Kanal, no Nordsternpark, em Gelsenkirchen. O referido local tem capacidade máxima para 7.000 pessoas, e sempre recebe um grande público, sedento por muita música, cerveja, mulheres, ou seja, o máximo possível de entretenimento durante o verão europeu.
Para a edição de 2023, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de maio, foram selecionadas bandas de maneira bem democrática, então, desta forma, nomes consolidados como Testament, Katatonia, Sodom e Tryptikon, se uniram aos novos expoentes NESTOR, Screamer, Midnight Rider, Iron Fate e MotorJesus; para juntos entregarem três dias muito intensos.
Por incrível que pareça, quem eu mais tive curiosidade de ver neste ano foi a banda sueca NESTOR, que prática um Hard Rock AOR empolgante, melodioso e extremamente bem estruturado. Tá certo que é sempre bom poder conferir um show do Testament ou do Sodom, que dificilmente cometem erros, mas eu queria ser surpreendido por algo novo, inédito e que me emocionasse.
Dito tudo isso, foi às 14h30, horário alemão, do dia 26 de maio, que fui correndo para a frente do palco acompanhar os caras bem de perto. Quando lá cheguei, já estavam todos em cena, com seus devidos equipamentos plugados e mandando ver com “Kids in a Ghost Town”, faixa título do seu debut álbum, lançado em 2021 e que ainda vem recebendo total atenção da mídia e público.
Confesso que o visual colorido e cafona foi bem exagerado para mim. Algo que me gerou mais desconforto, do que quando conheci o The Darkness no anos dois mil. Ficou nítido que a banda, ou não tem quem os gerencie ou estão muito mal assessorados. Todavia, passada essa primeira e única péssima impressão, o que pude presenciar foi um grupo que se diverte ao vivo e que sabe conduzir como poucos uma plateia.
Como já mencionado, o quinteto está promovendo o seu único full lenght da carreira, “Kids in a Ghost Town”, então o setlist de pouco mais de quarenta e cinco minutos, teve como base essa obra. Seguiu então com “Stone Cold Eyes”, “These Days” e em “Perfect 10 (Eyes Like Demi Moore)”, ainda tivemos tempo para um diálogo divertido entre o vocalista Tobias Gustavsson e o baixista Marcus Åblad, que relembraram suas respectivas fases na adolescência.
Foi por este caminho descontraído que a apresentação seguiu, até o momento mais intimista em “Tomorrow”, que contou com a participação da vocalista Lolla Gardtman, que mais tarde ainda voltaria para fechar o show com a excelente “I Wanna Dance with Somebody”, cover de Whitney Houston. Espero que ela possa se manter aparecendo ao lado da NESTOR, porque sua presença on stage se mostrou muito assertiva.
Antes de estar in loco acompanhando esses caras, pude ouvir algumas vezes o álbum “Kids in a Ghost Town” e, obviamente, tenho as minhas preferidas nele. “1989”, por exemplo, é algo difícil de descrever em palavras. Composição simples mas que toca na alma, isso com a ajudinha eficaz de Tobias Gustavsson. Como esse cara canta, meu Deus do céu! Timbre de voz maravilhoso, técnica impecável e uma simpatia digna dos grandes do estilo. Estes são os predicados de um frontman que pretendo acompanhar bem de perto daqui para a frente. Este momento foi o ápice para boa parte da audiência, que cantou seu refrão em uníssono.
Expectativas supridas com louvor e espero imensamente vê-los novamente, desta feita com um novo álbum, para tornar o setlist mais heterogêneo e interessante. Quem puder estar de forma presencial em um show da NESTOR, recomendo para ir de olhos fechados e ouvidos bem abertos!
Setlist:
01. Kids in a Ghost Town
02. Stone Cold Eyes
03. These Days
04. Perfect 10 (Eyes Like Demi Moore)
05. On The Run
06. Tomorrow
07. Signed in Blood
08. Firesign
09. 1989
10. I Wanna Dance with Somebody