Artista: Necrolust
País: Brasil
Álbum: Christ’s Excommunication
Gravadora: Brazilian Ritual Records
Licenciamento: Brazilian Ritual Records
Versão: Compact Disc
Ano de Lançamento: 1991
Ter a missão de revisitar um dos trabalhos basilares do underground brasileiro, não é tarefa das mais fáceis! Ainda mais por se tratar de uma Demo Tape que foi registrada no longínquo ano de 1991, com pouco orçamento e com todo tipo de carência que você possa imaginar. Desde mão de obra especializada em estúdio, passando por equipamentos precários e músicos que ainda estavam aprendendo a ser músicos.
Foi neste contexto extremamente desfavorável que foi produzida a Demo Tape “Christ’s Excommunication” (1991), da baiana NECROLUST. Quem viveu a década de noventa, sabe muito bem que tudo era realizado na raça, literalmente, com muito suor e sangue derramados! Naquele mesmo ano no Brasil, vale ressaltar, víamos o surgimento de trabalhos como “Aleister Crowley” do Mystifier, “The Laws of Scourge” do Sarcófago, “Arise” do Sepultura, e tantos outros. Desta forma, garantir um espaço nesta conjuntura, com tantos lançamentos relevantes acontecendo, era uma tarefa muito complicada.
“Christ’s Excommunication” teve uma distribuição limitadíssima, por dois motivos básicos. O primeiro foi o financeiro, tendo em vista que a NECROLUST sempre foi uma banda independente, e que prezava por seguir seu próprio caminho. O segundo se direcionou para o campo ideológico! Os caras escolhiam a dedo quem podia adquirir o material oficial, para que o mesmo não fosse parar nas mãos de posers e zines, que não compactuavam com os seus ideais de vida dentro e fora do underground.
Dentro da esfera musical, acredito que as principais influências do NECROLUST tenham sido os conterrâneos do Mystifier, e os canadenses do Blasphemy. O Death/Black Metal encontrado em “Christ’s Excommunication” segue fidedigno nesta seara, então já saiba que este material é bem nichado, aconselhado estritamente para fãs do gênero, que viveram aquela época e que entendem como tudo era desenvolvido.
Além da intro “The Rite of Infernal Symphony” e de uma releitura da clássica “Enter the Eternal Fire”, do álbum “Under the Sign of the Black Mark” (1987) do Bathory, a versão original em tape ainda trazia nove tracks autorais. Como destaques, além da excelente “Necrolust” que representava muito bem a sua alcunha, “Satanic Return” e “Blasphemy” eram sempre obrigatórias nos seus shows.
Em 2017 a Brazilian Ritual Records disponibilizou uma versão em CD no país, com nova arte gráfica, pit notes, e cinco faixas ao vivo, extraídas de uma apresentação na cidade baiana de Feira de Santana, em 1991. Inclusive, o material que recebi para esta análise foi justamente este, tendo em vista que a minha tape da época já estava bem danificada.
“Christ’s Excommunication” é um trabalho cru, ríspido e muito ofensivo. A qualidade de gravação está dentro dos padrões da época mencionada, o que pode afastar novos fãs para o legado que a NECROLUST deixou. Todavia, se você é um pesquisador ávido como eu, poderá passar bons momentos dentro deste contexto depressivo, proposto pelo grupo.
Formação:
Merifild (baixista)
Pentagony (baterista)
Alastor (guitarrista)
Khil (guitarrista)
Leviathan (vocalista)
Tracklist:
01. The Rite of Infernal Symphony
02. Satanic Return
03. Blasphemy
04. The Apocalypse
05. Necrolust
06. Eternal Darkness
07. Bestial Birth
08. The Son of God Never Was Born
09. False Pastor
10. Enter the Eternal Fire (Bathory cover)
11. The Rite Continued…
Notícia mais antiga: Headhunter D.C. – Born…Suffer…Die »