Artista: Mortuorial Eclipse (Argentina)
Evento: Urushdaur Tour
Cidade/Estado/País: Teresina – Brasil
Local: Bueiro do Rock
Data: 21 de Outubro
Ano: 2023
Produtora: Caveira Velha Produções
A noite de 21 de outubro tinha tudo para ser mais uma, como outra qualquer, caso não fosse a passagem por Teresina da banda argentina MORTUORIAL ECLIPSE, com sua turnê em suporte ao álbum “Urushdaur” (2018). Eu não conhecia nada sobre os caras, mas como era algo fora da minha rotina, resolvi conferir de perto o som destes “hermanos”.
O evento aconteceu na tradicional casa de shows piauiense Bueiro do Rock, e contou com as participações das três bandas locais Disformes, Eclipsed e Terror Alcoólico. Confesso que acompanhei apenas a performance da Eclipsed, que na ocasião estava lançando o Single “Forgotten Re-mind”. O grupo pratica um Dark Metal muito interessante, com passagens modernas mesmo tendo os dois pés fincados na sonoridade dos anos noventa. Um dos destaques da sua apresentação foi a releitura que fizeram para “Fire, God and Fear”, clássica do Rotting Christ, lançada originalmente no álbum “The Heretics” (2019).
Resolvi falar sobre a Eclipsed primeiro, por se tratar de uma banda local, mas por alguma razão ela se apresentou depois dos argentinos. Dito isto, voltando um pouquinho no tempo, a MORTUORIAL ECLIPSE subiu ao palco trazendo o seu Symphonic Black Metal, tendo como referências diretas as fases mais atuais do Belphegor e Behemoth. Ou seja, temos aqui um Metal Extremo de clima bem soturno com diversas orquestrações, melodias frias e muito uso de andamentos rápidos, com riffs velozes e blast beats a dar com o pau.
Tive a oportunidade de conversar com o vocalista e guitarrista Nefass, que me relatou que a turnê teve diversos problemas. Inicialmente escalados para ajudar a compor o cast do Maranhão Open Air 2023, quando o festival foi cancelado, meio que foram deixados na mão pelo tour manager. Uma pena que isso tenha acontecido, até porque tal falta de profissionalismo, acaba manchando quem trabalha sério no nosso país. Pelo menos as demais datas não caíram, e a sua apresentação em São Paulo ao lado do Marduk, no dia 29 de outubro, coroou a persistência deste quarteto.
Voltando à sua apresentação em Teresina, como a banda não tinha nenhum material mais atual, o setlist teve como base o seu último álbum “Urushdaur”. E em cima do palco a MORTUORIAL ECLIPSE não decepcionou, demonstrando muita desenvoltura e entrosamento. Desta maneira, Nefass soube conduzir os seus asseclas, para juntos entregarem um ótimo show de Symphonic Black Metal, inclusive se arriscando com algumas frases em um português vacilante.
Apesar do pouco público, a banda manteve o ritmo intenso do início ao final do seu set, apresentando os principais títulos pertencentes a “Urushdaur”, intercalando com algumas do seu debut “The Aethyrs’ Call” (2012). Entre os destaques, posso facilmente apontar “Ruin Empire”, “Arcane Legacy of Astral Numina” e “Cult of the Carnal Disarray” de “Urushdaur”, além de “At the Gates of the Marduk’s Shrine” e “Advent of a Sinister Omen”, estas últimas de “The Aethyrs’ Call”.
Uma pena que a MORTUORIAL ECLIPSE tenha enfrentando problemas nesta sua primeira passagem pelo Brasil. Todavia, soube conduzir este giro com muita sabedoria e resiliência, para conseguir disseminar a sua música no nosso cenário. Eu acredito que o grupo causou uma ótima impressão, pois todos os comentários que escutei foram extremamente positivos. E apesar do som ser genérico, muito escorado no Behemoth (principalmente), acabei por sentir uma sensação muito boa, enxergando o saldo como sendo positivo no final das contas. Espero que voltem com uma turnê melhor estruturada, apresentando um novo álbum de inéditas. Quem sabe em 2024, não é mesmo?!
Setlist:
01. Lost Bloodline
02. Ruin Empire
03. Arcane Legacy of Astral Numina
04. Advent of a Sinister Omen
05. At the Gates of the Marduk’s Shrine
06. Cult of the Carnal Disarray
07. Ὄφις μάρτυς
08. Beyond the Sands of Perdition
09. Brotherhood of the Serpent
10. Orion’s Progeny
11. In Extremis
Notícia mais antiga: Lugubra – Flores e Pedras »