Artista: Masterplan
País: Alemanha
Single: Chase the Light
Gravadora: Frontiers Records
Licenciamento: Indisponível
Versão: Digital
Ano de Lançamento: 2026
O MASTERPLAN chegou à cena no ano de 2003 como resposta do guitarrista Roland Grapow, recém-demitido do Helloween, com um álbum homônimo marcante, que contou com um time de destaque, incluindo o vocalista norueguês Jorn Lande e o baterista Uli Kusch (também ex-músico do Helloween).
De lá para cá, o projeto oscilou bastante, até chegar a 2026 com o lançamento do single “Chase the Light” e um line-up não tão estrelado assim, agora com o competente cantor sueco Rick Altzi (ex-At Vance, Thunderstone) à frente. Mas, afinal, como está soando esta nova versão do MASTERPLAN após nove anos de “PumpKings”, seu último registro, que reuniu releituras de clássicos do Helloween, do período em que Roland Grapow integrou o grupo?
“Chase the Light” é a faixa de abertura do vindouro novo disco “Metalmorphosis” e é um registro honesto, que mantém o estilo de escrita do compositor, entretanto sem o mesmo brilhantismo e vigor de outrora. Rick Altzi é eficiente no posto, mas o problema é que ele passou a ocupar a vaga de um dos maiores nomes do gênero. Altzi tem o timbre bastante parecido com o de Lande, com uso semelhante de drives, mas carece de maior versatilidade e personalidade. Soa genérico, porém funcional.
Em suma, “Chase the Light” agrada, mas o resultado é morno e não agrega consistência à discografia do MASTERPLAN. Como ela abre o novo disco “Metalmorphosis”, acende um sinal de alerta em relação ao restante do material. O sentimento é de cautela, ainda que permaneça a expectativa em relação ao que está por vir.
Formação:
Rick Altzi (vocalista)
Roland Grapow (guitarrista)
Jari Kainulainen (baixista)
Kevin Kott (baterista)
Axel Mackenrott (tecladista)
Tracklist:
01. Chase the Light
Notícia mais antiga: MELECHESH: confirmado para abril o lançamento do seu novo EP “Sentinels of Shamash” »






