ICED EARTH: o retorno da banda americana pode estar próximo
Postado em 21/09/2025


Durante uma aparição no último episódio do Podcast of the Wicked, centrado no ICED EARTH, o guitarrista fundador do ICED EARTH, Jon Schaffer, cuja banda efetivamente se separou após sua prisão por envolvimento no motim de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio dos EUA, foi questionado se havia algum plano para reunir o ICED EARTH novamente. Ele respondeu em parte (conforme transcrito pelo Blabbermouth.net): “Olha, a resposta curta é não, não tão cedo.

Só quero que os fãs saibam que isso tem sido muito bacana, e que recebi ótimas ofertas, ótimas propostas financeiras (para trazer o ICED EARTH de volta), então, se fosse para ganhar dinheiro eu já teria aceitado, mas isso é uma jogada de damas, antes de tudo. E não seria bom para mim, nem para a banda, nem para a equipe, nem para os fãs, porque preciso fazer isso porque amo, e o que quer que aconteça precisa acontecer e ser verdadeiramente inspirado, e não um disco ‘bom’ do ICED EARTH ou um show ‘bom’ ou algo assim; tem que ser ouro. E isso vai levar algum tempo.

Tenho muito o que me recuperar de tudo isso e estou trabalhando nisso”, continuou Jon. “E eu tenho um trabalho que eu amo muito e que parece servir a um propósito muito maior do que qualquer coisa que eu já fiz. E eu sei que a música ajudou muitas pessoas e eu realmente aprecio isso, e eu os amo por isso. Eu amo os fãs. Nós temos os melhores fãs; sempre tivemos. Desde o começo, houve esse tipo de lealdade, e isso é incrível. Mas esta é uma fase, e qualquer pessoa que tenha vivido o suficiente sabe que na vida você passa por fases. E houve grandes mudanças, que muito provavelmente resultarão na melhor música que eu já compus. E eu acho que há uma boa possibilidade disso. Mas o momento não é agora. E eu não quero forçar nada porque não vai ser bom para ninguém — não vai ser bom para mim, não vai ser bom para a banda, não vai ser bom para os fãs.”

“Não vou prometer nada agora”, acrescentou Schaffer. “Há um catálogo enorme para comemorar. O primeiro álbum provavelmente já foi relançado umas quinze vezes, o que me deixa perplexo, porque eu nem teria pensado nisso quando tinha a idade que eu tinha na época, vinte anos ou algo assim. E isso é incrível. O catálogo continua. Isso significa que ainda há demanda, o que é muito gratificante. Mas eu conheço os pontos fracos do meu catálogo. Sei que, quando estava em andamento, tive que fazer por causa da agenda e do negócio. E você está meio que cumprindo tarefas, forçando coisas em momentos que provavelmente não deveria. Então, você tem que confiar em mim. Eu sei como isso funciona e sei que tudo o que entregarmos no futuro tem que ser nada menos que incrível, ou eu não vou fazer, porque eu não quero fazer se for o caso. Simplesmente não é uma jogada inteligente; simplesmente não é.”

O envolvimento de Schaffer na invasão do Capitólio dos EUA também aparentemente afetou seu relacionamento com sua gravadora de longa data, a Century Media, que havia lançado álbuns do ICED EARTH e do Demons & Wizards. Em meados de janeiro de 2021, a página de artistas da Century Media não listava nenhuma das bandas.

 
Categoria/Category: News

TOP