Helloween – Walls of Jericho
Postado em 18/11/1985


Artista: Helloween
País: Alemanha
Álbum: Walls of Jericho
Gravadora: Noise Records
Licenciamento: Dynamo Records
Versão: Compact Disc
Ano de Lançamento: 1985

Os alemães do HELLOWEEN iniciaram as suas atividades na área metropolitana de Hamburgo, em meados do ano de 1983. Anos antes a banda contou com outras alcunhas, tais como Gentry, Second Hell e Iron Fist. Mas foi apenas em 1984, com o lançamento da Demo “Death Metal”, que resolveu migrar em definitivo para o seu nome atual, que veio a carregar por toda a sua carreira.

Alguns anos mais tarde, principalmente após a excelente aceitação que o EP “Helloween” angariou em 1985, por parte dos fãs e imprensa, o grupo se viu com a necessidade de registrar o seu tão sonhado debut álbum. Foi então que, entre os meses de setembro e outubro de 85, o quarteto se trancou no Musiclab Studio em Berlim, juntamente com o produtor Harris Johns, para registrarem “Walls of Jericho”.

“Walls of Jericho” já vinha com a responsabilidade de elevar o padrão de qualidade do seu Speed Metal, apresentado pelo seu sucessor. Algo que foi conquistado, principalmente porque o entrosamento do time já estava solidificado, tendo na dupla composta por Kai Hansen (vocalista e guitarrista) e Michael Weikath (guitarrista), o epicentro criativo de todas as composições existentes na obra. Além deles, poder contar com uma cozinha precisa e eficiente, facilitou muito as coisas, também. Markus Grosskopf já despontava como um dos baixistas mais técnicos da sua geração, enquanto o baterista Ingo Schwichtenberg sempre se manteve muito consistente.

“Ride the Sky” é a primeira e explode nos alto-falantes após a breve introdução que carrega o título do trabalho. Veloz, pesada, com excelentes riffs e Kai Hansen alcançando notas altíssimas já demonstravam todo o poder de fogo dos caras. A escolha dela como abertura, acredito, foi para mandar um aviso claro para os incrédulos, que o que foi plantando com o EP seria perpetuado e colhido com este LP.

A faixa “Phantoms of Death” não é muito lembrada, mas possui ótimos elementos do Heavy Metal Tradicional. Além dela, a cadência na estrutura de “Gorgar”, a alegre e festiva “Heavy Metal (Is the Law)”, além da clássica “How Many Tears”; tornam “Walls of Jericho” um álbum variado e que busca ter o fator velocidade apenas como um dos seus vários elementos, o que é excelente!

“How Many Tears” merece um parágrafo apenas para ela. Mesmo que eu já a tenha mencionado acima, fiquei com a necessidade de falar mais sobre ela. Que show de composição, meus amigos. Com seus quase oito minutos de duração, a faixa traz uma banda que demonstrou estar vivendo um grande momento. Não à toa, alguns dos melhores riffs e temas da sua trajetória se encontram nela. Desafio o mais sangue frio dos fãs de Heavy Metal, não se emocionar com o momento mais dramático desta, com um dueto inspiradíssimo dos guitarristas Hansen e Weikath. Simplesmente inesquecível!

Apesar de ter achado que o HELLOWEEN se saiu melhor no seu EP de estreia, “Walls of Jericho” mantém o padrão alto de qualidade. Ambos, inclusive, de tão similares, foram reunidos em edições futuras no formato CD. A versão que tenho na minha coleção, por sinal, é exatamente essa e, assim como a maioria dos fãs, eu não consigo mais dissocia-los. Melhor assim, para que a primeira fase deste gigante alemão seja unificada como precisava ser.

Formação:

Kai Hansen (vocalista, guitarrista)
Michael Weikath (guitarrista)
Markus Grosskopf (baixista)
Ingo Schwichtenberg (baterista)

Tracklist:

01. Walls of Jericho
02. Ride the Sky
03. Reptile
04. Guardians
05. Phantoms of Death
06. Metal Invaders
07. Gorgar
08. Heavy Metal (Is the Law)
09. How Many Tears

 
Categoria/Category: Reviews
Notícia mais recente: «
Notícia mais antiga: »

TOP