HELIX: novo álbum “Scrap Metal” será lançado em 23 de janeiro de 2026
Postado em 05/12/2025


A Perris Records lançará o novo álbum de estúdio do HELIX, Scrap Metal”, em 23 de janeiro de 2026. Este será o 14º trabalho da banda pelo selo. “Scrap Metal” apresenta cinco faixas inéditas que preservam o “clássico” som do HELIX dos anos 1980. As outras cinco músicas já haviam aparecido em lançamentos anteriores, como “Old School”, half-ALIVE” e B-Sides”.

O primeiro single do novo LP, “Stuck in the 80s”, conta com Sean Kelly (Gilby Clarke, Coney Hatch, Lee Aaron) na guitarra. Os singles digitais serão lançados em 12 de dezembro de 2025 (“Stuck in the 80s”) e 19 de dezembro de 2025 (“Fast & Furious”).

O HELIX acaba de concluir uma série de apresentações ao lado do Nazareth, como parte da turnê “Bending the Rules”. A maior parte dos grupos icônicos dos anos 1980 vive hoje de seu repertório clássico; porém, esse não é o caso do HELIX, que continua gravando material novo sem perder a fidelidade às raízes roqueiras da década.

O vocalista Brian Vollmer comenta: “’Scrap Metal’ começou como um pensamento secundário e acabou se transformando em um álbum completo. Durante os anos 1980, o HELIX compôs várias músicas excelentes que jamais foram lançadas. Decidi finalizá-las e incluir também uma canção que escrevi com Sean Kelly, intitulada ‘Stuck in the 80s’, que, ironicamente, acabou resumindo o espírito do projeto. Escolhi Aaron Murray e o baixista do HELIX, Daryl Gray, para produzir, já que ambos haviam trabalhado em projetos anteriores da banda.

Aaron está na vanguarda da nova estética de produção, sendo pupilo de Danny Broadbeck (Delores O’Reardon), que, por sua vez, foi discípulo de Jack Richardson (The Guess Who, Alice Cooper, Bob Seger) — uma linhagem fantástica de produtores. Quanto a Daryl, além de ser o diretor musical do HELIX, ele produziu Old School, que saiu justamente quando a pandemia começou. Sean Kelly, com quem escrevi vários álbuns ao longo dos anos, também se envolveu profundamente nas gravações, assim como os guitarristas do HELIX Mark Chichkan e Christopher Julke. Tivemos até a participação dos ex-guitarristas Kaleb Duck e Brent ‘The Doctor’ Doerner, que vieram tocar em algumas faixas. À medida que as músicas tomavam forma, percebemos que tínhamos algo realmente especial em mãos. ‘Stuck in the 80s’, de fato!”

Tracklist:

01. Stuck in the 80’s
02. Fast & Furious
03. Pretty Poison
04. Hot Heavy & Wild
05. Money (Goes With Everything)
06. Jaws of the Tiger
07. Coming Back With Bigger Gus
08. Danger Zone
09. Tie Me Down
10. Closer
11. The Same Room
12. The Pusher

O HELIX foi formado em 1974, em Kitchener, Ontário, Canadá. Em 1976, a dupla de guitarristas Brent “The Doctor” Doerner e Paul Hackman se juntou ao grupo, ajudando a moldar sua sonoridade característica. Após lançar dois álbuns independentes, o HELIX assinou com a Capitol Records, iniciando sua fase em uma grande gravadora com No Rest for the Wicked” (1983), que trouxe o hit “Heavy Metal Love”. A banda alcançou ainda mais sucesso internacional com Walkin’ the Razor’s Edge” (1984), impulsionado pelo hino “Rock You”, que recebeu grande exposição na MTV, inclusive com uma polêmica versão do clipe classificada como X-rated.

Ao longo da década de 1980, o HELIX continuou lançando discos aclamados e excursionando pelo mundo, dividindo palcos com KISS, Alice Cooper, Motörhead e Ian Gillan. Apesar da trágica perda do guitarrista Paul Hackman em 1992, Brian Vollmer manteve viva a chama do HELIX, trabalhando com diversos músicos de alto nível, incluindo membros do Brighton Rock, Killer Dwarfs, Harem Scarem e Crash Kelly.

O legado do HELIX foi reforçado em 2003, quando a banda apareceu de forma bem-humorada em um episódio da série Trailer Park Boys”, reacendendo o interesse por sua música. Em 2005, Vollmer publicou o livro Gimme an R!”, narrando sua vida na estrada e no estúdio. Em 2010, lançou “Smash Hits… Unplugged”, uma releitura acústica de clássicos do HELIX.

 
Categoria/Category: News

TOP