GAAHLS WYRD – A densa Penumbra Permeando o Tyrant Fest
Postado em 01/01/2022


Artista: Gaahls Wyrd (Noruega)
Evento: Tyrant Fest
Cidade/Estado/País: Oignies – França
Local: Le Metaphone
Data: 17 de Novembro
Ano: 2019
Produtora: Nao Noïse Productions

O segundo dia de Tyrant Fest ainda reservava duas grandes atrações. O Mayhem, um dos pais da segunda onda do Black Metal, dispensa qualquer tipo de apresentação, e o controverso Gaahl (ex-Gorgoroth) que agora iniciou o novo projeto GAAHLS WYRD, e que na época tinha acabado de lançar o seu debut álbum “GastiR – Ghosts Invited”, através da Indie Recordings.

Goste ou não goste do cara, ele de fato participou ativamente de vários projetos/álbuns que acrescentaram muita qualidade ao cenário Black Metal na Europa. Seja com o Gorgoroth, God Seed ou Trelldom, Gaahl sempre se manteve fiel aos seus ideais com posturas firmes, ao mesmo tempo que corajosas. Ou você acha fácil se assumir homossexual, dentro de uma conjuntura que tem homofóbicos e segregacionistas, como líderes e formadores de opinião dentro de um movimento?

Com tudo isso pontuado, reitero, goste ou não goste dele, é um idealista que fez muito pelo underground extremo, principalmente na Noruega. Desta forma, estava ansioso para conferir sua nova empreitada ao vivo, até porque, certamente traria no set alguns clássicos da sua trajetória no Gorgoroth.

Quando as luzes se apagaram, os canhões de fumaça deram um contorno fúnebre ao Le Metaphone, e não demorou muito para a banda de suporte entrar em cena com “Ghosts Invited”, do seu já citado debut “GastiR – Ghosts Invited”. Percebi que alguns desavisados na plateia ficaram surpresos com a proposta musical do GAAHLS WYRD. Sim, o projeto tem no Black Metal o seu alicerce, mas também aposta em climáticas soturnas, variações de andamentos e Gaahl apostando também em linhas vocais narradas, como se ele estivesse declamando as letras das músicas. Para quem esperava que este novo capítulo na história do cara, fosse uma emulação do Gorgoroth, quebrou a cara feio, porque de fato não tem nada a ver.

Na sequência, o vocalista começou a revisitar a sua carreira, começando pelo Gorgoroth com “Carving a Giant” do “Ad Majorem Sathanas Gloriam” (2006), emendando com “Slave Til en Kommende Natt”, clássica do álbum “Til et Annet…” (1999) do Trelldom. Impressionante é que ele consegue passar algum carisma, mesmo sem trocar uma única palavra com os fãs durante o show. Na verdade, Gaahl mais parece um espectro! É uma figura aterradora saída de algum filme de terror trash dos anos oitenta, e isso é simplesmente do caralho!

A apresentação seguiu seu curso com outras duas faixas do álbum do GAAHLS WYRD, “Ek Erilar” e “Carving the Voices”. Nestes momentos, os franceses (quase sempre apáticos) se mantinham ainda mais introspectivos. Não me entendam mal, “GastiR – Ghosts Invited” é um excelente material, mas pouca gente conhecia ele naquele período, então era algo natural que prestassem mais atenção ao que estava sendo executado on stage, diferente da situação do Septicflesh, por exemplo.

O setlist foi muito bem pensado. Extremamente balanceado, passeou por quase todos os melhores momentos da carreira de Gaahl. Desta forma, as seguintes foram “Høyt Opp i Dypet” e “Sannhet, Smerte og Død” (ambas do Trelldom), “From the Spear” (GAAHLS WYRD) e “Alt Liv” do álbum “I Begin” (2012) do God Seed. A partir deste momento, todos os meus anseios foram supridos com a execução de “Exit – Through Carved Stones”, do álbum “Twilight of the Idols – In Conspiracy with Satan” de 2003 do Gorgoroth. Perdi minha voz nesta aqui, e só não fechou com chave de ouro porque “Within the Voice of Existence”, do GAAHLS WYRD, serviu como uma espécie de poslúdio, antes do músico se despedir, cumprimentando os fãs que estavam na primeira fila, junto ao palco.

Setlist:

01. Ghosts Invited
02. Carving a Giant (Gorgoroth cover)
03. Slave Til en Kommende Natt (Trelldom cover)
04. Ek Erilar
05. Carving the Voices
06. Høyt opp i dypet (Trelldom cover)
07. From the Spear
08. Sannhet, Smerte og Død (Trelldom cover)
09. Alt Liv (God Seed cover)
10. Exit – Through Carved Stones (Gorgoroth cover)
11. Within the Voice of Existence

 
Categoria/Category: Shows

TOP