Em uma nova entrevista ao Music On 11 With Jimmy Black, o guitarrista do FEAR FACTORY, Dino Cazares, falou sobre o próximo álbum de estúdio da banda, com lançamento previsto para 2026 pela Nuclear Blast. O LP marcará o primeiro lançamento do FEAR FACTORY com as mais recentes adições: o vocalista Milo Silvestro e o baterista Pete Webber, que fazem parte da formação de turnês da banda há mais de dois anos. Ele disse (conforme transcrito pelo Blabbermouth.net): “Estamos 99% no processo de produção do novo álbum do FEAR FACTORY. Uma das principais coisas é escolher quem vai mixar o disco. Então, todas essas informações serão divulgadas em breve.”
Durante o mesmo bate-papo, o italiano Milo, que substituiu o vocalista original do FEAR FACTORY, Burton C. Bell, no início de 2023, foi questionado se ele já imaginou, antes de se juntar ao grupo, que um dia cantaria as músicas clássicas no palco com Dino e o resto da banda. Ele respondeu: “Nunca. Cara, o mais louco dessa jornada toda é que eu sempre fui um grande fã do FEAR FACTORY — eu conhecia todas as músicas, todas as letras; era uma loucura — mas eu nunca pensei ou sequer desejei que isso pudesse se tornar realidade porque, para mim, era estúpido até mesmo sonhar com isso. É meio que, tipo, você pensa, ‘Ah, minha banda favorita é o Metallica e um dia espero substituir James Hetfield permanentemente.’
Eu estou, tipo, caia fora daqui. Então, quando as pessoas dizem, tipo, ‘Você está vivendo um sonho’, eu estou, tipo, estou vivendo algo que nem era meu sonho. Estou vivendo algo que é muito maior do que as minhas expectativas, que minhas expectativas eram simplesmente ganhar a vida com talvez minha própria banda ou minha própria música, seja Metal, possivelmente Metal, porque sempre foi o gênero que mais falou à minha alma. Mas eu sou músico desde os doze anos, por causa dos meus pais, então isso está muito além do que eu esperava. Então, quando o Dino começou a me enviar mensagens durante a pandemia em 2020, fiquei chocado — sem trocadilhos. E o mais louco é que o vídeo que coloquei no YouTube nem era para ser usado em uma audição. Eu só coloquei um cover no YouTube porque eu estava, tipo, ‘Ok, acho que quero começar a ser ativo nas redes sociais e talvez me expor e começar um canal.’ Então, o primeiro cover que fiz foi um medley de músicas do ‘Soul of A New Machine’ do álbum de estreia, e o primeiro cara que comentou foi o Dino, e o resto é história.”
Dino acrescentou: “Milo realmente não sabia que estávamos procurando alguém. Ninguém sabia que estávamos procurando alguém. Na verdade, eu já tinha dito que estava procurando um vocalista para o meu projeto paralelo Divine Heresy e não necessariamente para o FEAR FACTORY. Então, ele achou que era para o Divine Heresy e não para o FEAR FACTORY naquela época.”
Em agosto passado, Dino falou à Metalshop TV sobre como tem sido trabalhar com Milo. Ele disse: “Bem, já faz quase três anos que trabalhamos com Milo Silvestro. E sim, ele definitivamente traz um novo elemento para a banda. Ele lembra o som do Burton em 95, 96, talvez até 98, 99. As pessoas querem ouvir essas músicas cantadas ao vivo, e Milo definitivamente entrega todas as noites.”
No início de agosto, Dino conversou com Neil Jones, da TotalRock, sobre a reação dos fãs à entrada de Milo no FEAR FACTORY, dizendo que o vocalista foi “100%” bem recebido pelos fãs de longa data da banda. “Nós o submetemos a um treinamento rigoroso porque ele era praticamente recém-chegado”, explicou Cazares. “E assim, tudo, desde a forma como ele se apresenta ao vivo no palco, como lidar com a mídia, como lidar com as críticas online. Eu praticamente ensinei a ele tudo o que eu sabia para superar tudo isso e estar preparado para o que está por vir.”
Questionado sobre quando soube que definitivamente fez a escolha certa ao escalar Milo para liderar o FEAR FACTORY após uma separação com Bell, Dino disse: “Bem na sala de ensaio. Ele foi o único cara que apareceu que não precisou olhar o celular para ver as letras, o que ele cantava. Eu tinha um sistema de som. Eu tocava os instrumentais pelo sistema de som. E quem quer que estivesse fazendo o teste, eu dava o microfone para ele. Todo mundo ficava tipo, ‘Ah…’ Milo estava preparado. E então ele estava tão preparado, que dizia, ‘E essa música?’ Eu fico tipo, ‘Ah, tudo bem.’ Coloque outra música. E então, ao longo de três dias, ele fez quinze músicas. E ele não precisou olhar para a porra das letras.”
Em uma entrevista separada para o Mike James Rock Show, Milo falou sobre como tem sido passar a maior parte dos últimos dois anos e meio na estrada com uma banda de Metal tão aclamada internacionalmente como o FEAR FACTORY. Ele respondeu: “Sim. Sou muito grato a todos os fãs que estão aceitando de braços abertos essa nova formação do FEAR FACTORY, porque não é algo fácil… É um legado enorme e estamos tentando honrá-lo o máximo que podemos.”
Ele continuou: “Sou uma pessoa muito meticulosa e exigente quando se trata de reproduzir algo. Estamos tocando ‘Demanufacture’ na íntegra na turnê atual, então voltei às bases do disco e até ouvi os vocais atentamente, tentando reproduzir cada nuance que o Burt fez. Então, sim, estamos tentando fazer tudo certo e agradecemos o apoio dos fãs.”
Falando sobre a maneira como aborda o canto das partes originalmente escritas e gravadas por Bell, o italiano Silvestro disse: “Tento incorporar alguns traços da minha personalidade vocal, mas não demais a ponto de mudá-la completamente. Tento soar como o vocalista original, porque o legado vocal da banda é tão icônico, e você precisa arrasar nesse estilo. Ainda estou trabalhando para tocar a cappella e tento aprimorar o som cada vez mais, porque acho que essa banda merece.”
Questionado se algum dia ele teve que “fazer um balanço” e perceber que agora é, na verdade, o vocalista do FEAR FACTORY, uma banda que ele ouvia há tantos anos, Milo respondeu: “O tempo todo. Sempre fui um fã incondicional do FEAR FACTORY e, para mim, isso é mais do que loucura. Quando as pessoas dizem: ‘Isso é um sonho que se tornou realidade’, eu digo: ‘Isso nem era para ser um sonho’. Meus sonhos estavam bem aqui — talvez ter algum tipo de sucesso com minhas próprias bandas. Mas isso é bem aqui ou talvez até mais alto. É tão louco a ponto de mexer com o seu cérebro… É tão surreal que é como uma droga para o meu cérebro. Tipo, o que está acontecendo? Quer dizer, eu adoro isso. Além disso, não era como a maioria das bandas, como Dino, todos esses artistas, que foram progressivamente subindo cada vez mais quando eram jovens. No meu caso, passei a maior parte da minha vida, até os 32, 33 anos, como músico local em Roma (Itália), e então, de repente — bum — grandes palcos e festivais, entrevistas, sendo conhecido. E eu fico tipo, o que está acontecendo? Mas é legal — não me entenda mal — mas às vezes é tipo, ‘Uau.'”
Também no início de agosto, Cazares disse ao Tomketoviny da Eslováquia sobre Silvestro e Webber: “Os fãs estão reagindo muito bem à nova formação. Tem sido tudo uma reação positiva. Milo, obviamente, fez o teste porque estávamos procurando um vocalista. Recebemos mais de trezentas inscrições de um vídeo de… Isso foi durante a COVID, então muitas pessoas não puderam pegar um avião para me ver. Então, muito disso foi feito online. E então tivemos muitas inscrições, e foi muita coisa para analisar. Mas um se destacou, e esse foi Milo. E foi basicamente assim que ele conseguiu a vaga. Quando a proibição de viagens foi suspensa, ele pôde voar para Los Angeles e fazer o teste pessoalmente. Então deu certo. E Pete — tínhamos outro baterista na época Mike Heller, mas nosso baterista tinha alguns compromissos anteriores e ele não pôde comparecer. E então Pete assumiu e decidimos manter Pete. Gostamos da atitude, gostávamos da maneira como ele tocava, e isso é muito importante.”
A formação atual do FEAR FACTORY conta com Cazares, Silvestro, Webber e Tony Campos no baixo. A adição de Silvestro ao FEAR FACTORY foi anunciada oficialmente em fevereiro de 2023.
O FEAR FACTORY fez seu primeiro show como atração principal com Silvestro e Webber em 5 de maio de 2023 no Whisky A Go Go em West Hollywood, Califórnia. O álbum mais recente do FEAR FACTORY, “Aggression Continuum”, foi lançado em junho de 2021 pela Nuclear Blast Records. O LP, gravado principalmente em 2017, e contou com Cazares, Heller e Bell.
Em setembro de 2020, Bell emitiu um comunicado anunciando oficialmente sua saída do FEAR FACTORY, afirmando que “não pode se aliar” a alguém em quem não confia ou respeita, aparentemente se referindo a Cazares. Bell disse posteriormente à revista Kerrang! que sua separação do FEAR FACTORY já vinha sendo planejada há muito tempo. “Isso estava na minha cabeça há algum tempo”, disse ele. “Esses processos pelos direitos do nome FEAR FACTORY simplesmente me esgotaram. Os egos. A ganância. Não só dos membros da banda, mas também dos advogados envolvidos. Simplesmente perdi o amor por isso.”
Notícia mais antiga: BAD OMENS: grupo quebra recordes com o lançamento do novo Single “Dying To Love” »






