Artista: Eternal Sacrifice
País: Brasil
Álbum: Musickantiga… Prédicas do Vero Báratro
Gravadora: Maniac Records
Licenciamento: Maniac Records
Versão: Compact Disc
Ano de Lançamento: 2003
Ocultismo, magia e satanismo são basicamente os três mais sagrados mandamentos do Black Metal. Quando estas três palavras se entrelaçam a ponto de se fundirem em forma de música, o que podemos esperar é algo único, como encontramos materializado em “Musickantiga… Prédicas do Vero Báratro” da banda ETERNAL SACRIFICE.
Em 2003 a ETERNAL SACRIFICE já contabilizava em sua discografia seis Demo Tapes lançadas, sendo a primeira “The Magician Alcandro” de 1996, e a última “Incitatvs – Opera of Evil Dawn” de 2002. Desta forma, a carreira do grupo já estava mais do que pavimentada para o lançamento do seu álbum de estreia, que ocorreu através da Maniac Records naquele mesmo ano.
“Musickantiga… Prédicas do Vero Báratro” apresenta um Black Metal visceral, que contrasta com passagens extremamente neoclássicas, e climáticas lúgubres instauradas pelo uso inteligente dos teclados. Tal mescla representou um ineditismo estético muito bem vindo para o cenário baiano, que ainda estava escorado pelos ótimos lançamentos da década passada.
O líder, principal compositor e vocalista da banda, Magister Templi Lhorde Haadaas Naberius, é também bastante eficaz na criação de letras com temas complexos, que envolvem o ouvinte e o transporta diretamente para dentro do enredo aqui apresentado. Ou seja, a riqueza presente na obra é fruto de um trabalho de pesquisa profundo, e que requer uma audição apurada para a sua total compreensão.
O disco foi registrado no Rosa Negra Studio, entre os meses de abril do ano 2000 e dezembro de 2001, sendo apenas disponibilizado em 2003. Músicas como “The Golden Serpent Kundaline on the Bows of Stone of the Water and Sun into the Temple of Salomon… (Poetic Rhapsody)” e a épica “Rex Infernus Trilogy” se destacaram nos shows em suporte ao álbum, que foram até meados de 2004.
A ousadia e o já citado ineditismo, de mesclar elementos de música clássica com o Black Metal, renderam um álbum que mais parece a trilha sonora de uma peça teatral, e que de certa forma causou estranheza, mas que se mostrou estar bem à frente do seu tempo na verdade. “Musickantiga… Prédicas do Vero Báratro” ganhou um relançamento em 2018, através da Obskure Chaos Distro, para comemorar o seu aniversário de quinze anos da sua veiculação original. A bolachinha contou ainda com um formato luxuoso, tendo uma segunda capa estampada em um belo slipcase.
A ETERNAL SACRIFICE, neste seu primeiro grande passo, provou que o Black Metal pode ir muito além de letras focadas no satanismo e, principalmente, ditou um novo padrão de qualidade para todo um cenário. Inúmeras bandas acabaram por seguir tal estética, o que angariou muito mais adeptos ao gênero, tornando-o crível e acessível para um maior número de fãs. Tal feito merece ser sempre enaltecido, ainda mais quando nos referimos a uma formação que vem do castigado nordeste brasileiro.
Formação:
Magister Templi Lhorde Haadaas Naberius (vocalista)
Okkultus Senior Rá-Hoor-Khuít (guitarrista e baixista)
Charles Lucxor Persponne (guitarrista)
Frater Deo Sóror Comite Ferro (baterista)
Grim Abra-Melim Offilatrus (tecladista)
Tracklist:
01. Paganus Doctrina (Opus I: The Sexuality Viper Tybor Gift on the Archane Orchard of Grey Eyes and Ebony Skin) “Introiro”
02. The Golden Serpent Kundaline on the Bows of Stone of the Water and Sun into the Temple of Salomon… (Poetic Rhapsody)
03. Paganus Doctrina (Opus II: Rustic Places of Eternal God from Ancient Phoenician Civilization… Newborn Child Sacrifice)
04. The Mortal in the Valley of the Beltion of Fire and the Mystic Sword of Archanun Baal Iblis at Regency of the Mountain Poet…
05. Ignis Mallus, a Tale of Lullabies (Prelude)
06. Isis-Urânia Agreed at Zahoris Pendulum Spin Her Ring on the Table of the Star Order and Advertise the Neo-Aeon
07. Rex Infernus Trilogy: O Impetuoso Rei da Lascívia / New Rites on the Mysterie’s Temple of Elêusis, a Nest of Serpent’s Wings…
08. La Toyson d’Or … Barathrum Lapidem at Zos Kia Cultu: Act I – The Immortal Master’s Light, Art and Poetry! Act II – The Immortal Master’s Shadow…
09. The Last Dance of Nymphs on the Fountain of Thelemas Garden
Notícia mais antiga: Poisonous – Perdition’s Den »