ESCARNIUM: Inexorable Entropy
Postado em 09/05/2025


Artista: Escarnium
País: Brasil
Álbum: Inexorable Entropy
Gravadora: Everlasting Spew Records
Licenciamento: Cianeto Discos
Versão: Compact Disc
Ano de Lançamento: 2025

A ESCARNIUM é uma banda baiana que iniciou suas atividades em 2008, tendo como alicerce artístico o Death Metal. Sempre foram latentes as influências dos principais nomes da Flórida, mas, em “Inexorable Entropy”, seu novo álbum, a sonoridade se aproxima bastante dos últimos registros do Immolation. Não que isso seja um problema; entretanto, os mais ortodoxos podem acabar torcendo o nariz diante da modernização que, desta vez, se consolidou de forma mais evidente.

Victor Elian, guitarrista, vocalista e membro fundador, continua liderando a turma e realizando um excelente trabalho à frente do projeto. Atualmente radicado na Europa, o músico teve sua logística facilitada para excursões pelo continente com diferentes representantes do gênero. Podemos afirmar, sem exagero, que há algum tempo a ESCARNIUM se consolidou como uma das poucas formações brasileiras a construir uma carreira internacional consistente. Esse fator, sem dúvida, fez toda a diferença para a evolução de sua musicalidade.

“Inexorable Entropy” apresenta nove tracks, sendo sete delas músicas propriamente ditas. A premissa segue ancorada no Death Metal, mas agora surgem elementos do Post-Death Metal, como em “Pyroscene’s Might”, e do Progressivo, perceptíveis na faixa-título. Sinceramente, acredito que essas incorporações trouxeram maior vitalidade ao som do quarteto; contudo, os fãs mais conservadores podem reclamar — reitero. Não foi o meu caso, preciso admitir, embora a complexidade proveniente de tantas camadas indique a necessidade de mais tempo e audições sequenciais para que tudo seja plenamente absorvido.

Outro ponto alto da obra atende pelo nome de “The Heritage”, que conta com um solo matador do guitarrista Alex Hahn. Já “Through the Depths of the 12th Gate” adiciona ainda mais variedade ao full-length, apostando em uma condução cadenciada e em diversas passagens atmosféricas. É nela, inclusive, que surgem novas intervenções inspiradas de guitarra e conexões rítmicas que transitam também por momentos mais velozes. Talvez seja essa a construção mais madura apresentada em “Inexorable Entropy”.

A pós-produção foi determinante para que o disco soasse tão consistente. Realizada em outubro de 2024 no Walzwerk Tonstudio, na Alemanha, tanto a mixagem quanto a masterização conferiram às composições um peso robusto, sem que o resultado pendesse para uma estética excessivamente analógica. Faço questão de frisar: “Inexorable Entropy” é um material que olha para frente, mas sem esquecer os ensinamentos deixados pelos grandes medalhões das décadas de 1980 e 1990, como o já citado Immolation, além dos sempre lembrados Morbid Angel, Incantation, Atheist, Death e congêneres.

Fiquei realmente satisfeito com o caminho evolutivo que a ESCARNIUM vem trilhando. Produção caprichada, trabalho de cordas consistente e uma cozinha sólida são os principais pilares de um excelente álbum de Death Metal. Torço para que a próxima turnê passe pelo Brasil, já que acompanhar ao vivo algumas dessas novas músicas certamente enriquecerá ainda mais a experiência que tive com o CD.

Formação:

Victor Elian (vocalista, guitarrista)
Alex Hahn (guitarrista)
Gabriel Dantas (baixista)
Nestor Carrera (baterista)

Tracklist:

01. Fentanyl
02. Relentless Katabasis
03. Cancerous Abyss
04. Inexorable Entropy
05. The Heritage
06. Revulsion of Carbon
07. Through the Depths of the 12th Gate
08. Ashen Path
09. Pyroscene’s Might

 
Categoria/Category: Reviews

TOP