DIRKSCHNEIDER: Balls to the Wall Reloaded
Postado em 25/02/2025


Artista: Dirkschneider
País: Alemanha
Álbum: Balls to the Wall Reloaded
Gravadora: Reigning Phoenix Music
Licenciamento: Valhall Music
Versão: Compact Disc
Ano de Lançamento: 2025

Gostem ou não do baixinho Udo Dirkschneider, é inegável que ele é um workaholic inveterado. O veterano é incansável, sempre lançando títulos com a sua carreira solo U.D.O., com o Dirkschneider & The Old Gang e com o projeto DIRKSCHNEIDER, voltado para produção de conteúdo ligado aos seus tempos como vocalista do Accept. Praticamente todo ano temos novidades do cara e, em pleno 2025, resolveu convidar diversos nomes de peso da cena para juntos registrarem uma nova versão do clássico Balls to the Wall”.

Batizado de Balls to the Wall Reloaded”, o material traz o disco original na íntegra, na mesma ordem da tracklist de 1983, com os dez convidados distribuídos pelas canções. O time é de respeito, reunindo veteranos como Mille Petrozza (Kreator), Michael Kiske (Helloween), Biff Byford (Saxon), Dee Snider (Twisted Sister) e Doro Pesch (solo, ex-Warlock), além de figuras em ascensão como Joakim Broden (Sabaton), Ylva Eriksson (Brothers of Metal) e Nils Molin (Dynazty). A ideia é excelente, dentro de uma estratégia bem fundamentada; entretanto, nem tudo funcionou na prática.

Como não há o que criticar em relação à qualidade das músicas de Balls to the Wall”, uma masterpiece autêntica do Heavy Metal mundial, restei-me a analisar a produção atual e avaliar se os duetos foram bem-sucedidos, agregando valor ao que já era perfeito. Quanto à sonoridade do álbum, tudo está dentro dos conformes, até porque o próprio Udo assumiu a responsabilidade de conduzir todo o trâmite. O áudio não compromete; pelo contrário, faz jus à importância da obra, então espere por algo bem próximo do padrão pré-estabelecido em 1983. Ponto positivo para ele!

“Head over Heels” é uma das faixas que mais aprecio em Balls to the Wall” e, com a participação de Nils Molin e sua atuação sempre dramática, a canção ganhou uma conotação muito mais profunda. Michael Kiske também agregou grande valor a “Losing More than You’ve Ever Had”, promovendo um belo contraste com o anfitrião. Biff Byford e Mille Petrozza são outros dois nomes que honraram as indispensáveis “London Leatherboys” e “Fight It Back”, respectivamente. Ou seja, temos diversos ótimos momentos na bolachinha!

Dee Snider é um cara que, onde toca, transforma tudo em ouro! Losers and Winners” ganhou muito mais pujança e vigor com sua participação. Incrível como Snider consegue passar muito sentimento em tudo que ele se propõe a inserir a sua marca. Já Tim “Ripper” Owens (KK’s Priest, ex-Judas Priest, Iced Earth) ficou irreconhecível em Guardian of the Night”, já que a faixa não permitiu espaço para que imprimisse seus agudos característicos. Sinceramente, acredito que esta tenha sido a participação mais decepcionante, ao lado de Ylva Eriksson com a apagada Love Child”.

O CD é encerrado com Winter Dreams”, que traz a simpatia e o carisma de Doro Pesch. Amiga de longa data do protagonista, nada mais justo que ela finalize a obra com esta linda balada. Os dois parecem ter nascido para cantar juntos, tamanha a química e sinergia entre eles! Quem sabe, em um futuro próximo, venha um full-length completo com a dupla. Será que a empreitada já está nos planos? Não custa sonhar, não é verdade? Por enquanto, continuo me divertindo com Balls to the Wall Reloaded”, que, apesar de seus deslizes, faz a alegria dos fãs ao revisitar o passado do Heavy Metal alemão.

Formação:

Udo Dirkschneider (vocalista)
Andrey Smirnov (guitarrista)
Dee Dammers (guitarrista)
Peter Baltes (baixista)
Sven Dirkschneider (baterista)

Tracklist:

01. Balls to the Wall (feat. Joakim Broden)
02. London Leatherboys (feat. Biff Byford)
03. Fight It Back (feat. Mille Petrozza)
04. Head over Heels (feat. Nils Molin)
05. Losing More than You’ve Ever Had (feat. Michael Kiske)
06. Love Child (feat. Ylva Eriksson)
07. Turn Me On (feat. Danko Jones)
08. Losers and Winners (feat. Dee Snider)
09. Guardian of the Night (feat. Tim “Ripper” Owens)
10. Winter Dreams (feat. Doro Pesch)

 
Categoria/Category: Reviews

TOP