BRAINSTORM: Plague of Rats
Postado em 28/02/2025


Artista: Brainstorm
País: Alemanha
Álbum: Plague of Rats
Gravadora: Reigning Phoenix Music
Licenciamento: Valhall Music
Versão: Compact Disc
Ano de Lançamento: 2025

Eu conheci a alemã BRAINSTORM por um caminho bem diferente da maioria dos seus fãs, acredito. Na década de 1990, fui apresentado a uma promissora banda chamada Ivanhoé, que possuía na época um jovem e igualmente promissor vocalista chamado Andy B. Franck. Fiquei boquiaberto ao notar como o cara conseguia imprimir muita segurança, com sua voz de peito, em um trabalho voltado para o Prog/Metal. Então, imaginei o quão bom seria ouvi-lo em uma formação de Heavy Metal propriamente dita, já que detinha todos os atributos para tal.

Meus anseios foram sanados quando me deparei com a até então desconhecida BRAINSTORM, que tinha recém disponibilizado o seu quarto título, “Metus Mortis” (2001). A identificação não foi imediata, mas, quando me dei conta de que aquele garoto alçou voos mais altos na carreira, fiquei muito satisfeito e novamente envolto pelo seu talento e vitalidade, dentro de um estilo que casa perfeitamente com seu timbre e sua impostação única.

A dupla de guitarristas Torsten Ihlenfeld e Milan Loncaric encabeça o projeto desde a sua fundação em 1989, quando passou a se mostrar ao público com lançamentos sequenciais durante os anos seguintes. Mas foi com a entrada de Andy em 1999, com o álbum “Ambiguity” (2000), que tudo passou a progredir para o quinteto de Heidenheim. Mesmo com tantos altos e baixos, os caras chegaram em 2025 com um novo full-length que resgata um tema há muito explorado por eles: a cultura indiana, revelada pela primeira vez no excelente “Soul Temptation” (2003).

O novo material, intitulado “Plague of Rats” e produzido pelo experiente Seeb Levermann (Orden Ogan), contém dez faixas com o já corriqueiro Heavy/Power Metal de vanguarda, sempre bem lapidado por Ihlenfeld e Loncaric. Riffs empolgantes e belas melodias não faltam nos mais de 45 minutos de áudio, portanto podem ficar sossegados. E nem vão demorar para notar que minha afirmativa é cabível, já com o soco no estômago desferido pela poderosa “Beyond Enemy Lines”. Power Metal dos bons, podem apostar!

“Garuda (Eater of Snakes)” é igualmente poderosa, mas, ao invés de se enveredar pela velocidade dos riffs e bumbos duplos, prefere se manter cadenciada, com inserções climáticas da já mencionada musicalidade indiana. É chover no molhado dizer o quanto Andy B. Franck continua brilhando, mesmo atualmente com seus 54 anos bem vividos. O cara envelheceu como um bom vinho armazenado em barril de carvalho. Maravilhoso em todos os aspectos!

Eu amei verdadeiramente o refrão de “False Memories”, que segue pelo mesmo caminho de escrita de Jon Schaffer (Iced Earth). Arrebatador, para dizer o mínimo, mas não posso afirmar o mesmo da cansativa “From Hell”, que contou com a presença de Alexander Krull (Leaves’ Eyes, Atrocity). A repetição do insosso refrão foi uma péssima escolha dos compositores, prejudicando muito a passagem de Krull no disco. Infelizmente, isso é um fato!

Outra bem-vinda aparição é a da cantora Elina Siirala, também do Leaves’ Eyes, na pesada e emocional “Your Soul That Lingers in Me”. Diferente do que ocorreu com Krull, Elina foi escalada para uma trilha que combinou perfeitamente com sua voz. O dueto com Franck se configurou como uma das melhores passagens da obra, com ambos os timbres se complementando de maneira harmoniosa. Espero que esse encontro também aconteça nos palcos, para que todos consigam desfrutar dessa experiência ao vivo.

Ao final da minha audição de “Plague of Rats”, foi impossível não sentir que a BRAINSTORM merece maior destaque no circuito europeu. Percebo que, ao chegar ao seu décimo quarto álbum, o time ainda não ocupa o patamar condizente com a qualidade que sua discografia impõe. Será que algum dia isso poderá mudar? Espero imensamente que sim, até porque estamos falando de uma turma que está na batalha desde o final dos anos 1980.

Formação:

Andy B. Franck (vocalista)
Torsten Ihlenfeld (guitarrista)
Milan Loncaric (guitarrista)
Jim Ramses (baixista)
Dieter Bernert (baterista

Tracklist:

01. Beyond Enemy Lines
02. Garuda (Eater of Snakes)
03. False Memories
04. The Shepherd Girl (Gitagovinda)
05. Your Soul That Lingers in Me (feat. Elina Siirala)
06. Masquerade Conspiracy
07. From Hell (feat. Alexander Krull)
08. The Dark of Night
09. Crawling
10. Curtains Fall

 
Categoria/Category: Reviews

TOP