Benediction – Death Metal Inglês Levando o Inferno à França
Postado em 18/06/2023


Artista: Benediction (Inglaterra)
Evento: HellFest
Cidade/Estado/País: Clisson – França
Local: Val de Moine
Data: 18 de Junho
Ano: 2023
Produtora: HellFest Productions (La Feuillée 85610 – Cugand, França)

O HellFest é um festival que acontece anualmente em Clisson, França, que fica a aproximadamente 400 km a sudoeste de Paris. Desde 2006, realizado na referida cidade, o evento procura abraçar os mais diversos estilos dentro da cultura underground, obtendo um crescimento gradual a cada ano que se passa. Acredito que, atualmente, podemos afirmar que o HellFest não deve em absolutamente nada ao jurássico Wacken Open Air.

A edição de 2023 veio com a difícil tarefa de superar a sua antecessora, tendo em vista que no ano anterior pudemos presenciar o maior e mais diversificado cast desde a sua fundação. É possível então cravar que os seus organizadores conseguiram?! Eu diria que não, mas os anunciados deste ano me atraíram novamente para cá!

Cheguei em Clisson no dia 14 de junho, e a cidade já respirava o HellFest. É literalmente uma invasão de roupas pretas, spykes, corpse paints e congêneres. Por todo local, respiramos aquilo tudo, e acabamos sendo meio que sugados para este mundo tão inebriante. Acredito que os dias 15 a 18 de junho de 2023 serão sempre lembrados por quem lá esteve.

Antes das minhas impressões sobre o show do BENEDICTION, é importante ressaltar que este é o primeiro texto, de uma série, que tem como objetivo rememorar as minhas melhores experiências no HellFest 2023. Ou seja, impossível cobrir bandas que tocam simultaneamente em um conglomerado deste porte, então, me fiz obrigado a fazer uma seleção pessoal. Dito isto, vamos ao que interessa…

O dia 18 de junho reservava grandes surpresas, principalmente por parte da natureza. O último ato da celebração metálica na França, foi regado por muita chuva, o que atrapalhou um pouco a experiência nos palcos maiores. Contudo, como eu estava bem protegido no Altar Stage, tive certo “sossego”, ao som de bandas como Testament, Holy Moses, Dark Angel e, obviamente os ingleses do BENEDICTION.

Os caras entraram em cena, ainda promovendo o seu último álbum “Scriptures”, lançado em 2020. Contudo, a presença dos clássicos se tornou a tônica do show, principalmente pelo aniversário de trinta anos da obra prima deathmetalica “Transcend the Rubicon”. O vocalista Dave Ingram fez questão de lembrar os fãs sobre a ocasião e, deste trabalho, foram devidamente apresentadas “Unfound Mortality”, “Nightfear” e “I Bow to None”. Nem preciso mencionar que a trinca gerou um frenesi incontrolável na plateia, com várias rodas se abrindo em profusão.

O grande trunfo do BENEDICTION e o principal motivo para a sua longevidade na cena, é que sempre se manteve fiel ao seu Death Metal old school. Mesmo que as composições mais antigas surtam efeito de catarse, importante foi notar o quão boa foi a receptividade para as novas “Iterations of I” e “Scriptures in Scarlet”, ambas de “Scriptures” (2020). Ou seja, mesmo com um setlist democrático, que tentou englobar boa parte da sua discografia, não senti a temperatura abaixar em nenhum momento.

“Agonised” foi outro ponto alto aqui. Apesar de não gostar muito do álbum “Grind Bastard” (1998), confesso que essa canção sempre merece ser lembrada nas aparições da banda ao redor do mundo. Importante também citar como o guitarrista e líder Darren Brookes estava à vontade em cena. O cara agitou sem parar, incitava o público a todo momento, sorria bastante! Incrível como, após tantos anos na ativa, consegue manter o tesão de estar em cima de um palco.

O baterista Giovanni Durst também teve o seu momento de protagonismo, antes de “The Grotesque”, com Dave ressaltando a sua presença, e de como ele se tornou indispensável nesta nova fase do BENEDICTION. Momentos como este revelam que atualmente o grupo se porta como um time, de fato. Até porque, apenas com muito entrosamento, o seu Death Metal se torna funcional, alavancando suas estruturas próprias para o headbanging.

O quinteto encerrou sua participação no HellFest 2023 com as indispensáveis “Subconscious Terror”, “Foetus Noose” e “Stormcrow”. As três últimas mantiveram o teor informal da apresentação. Tudo é tão descompromissado que mais parecia um ensaio ao vivo, do que um show oficial. Mas acredite, o charme está justamente neste ponto! O BENEDICTION promove uma verdadeira festa, um encontro de fãs para, comemorarem juntos, a manutenção de um estilo que merece ser reverenciado por todos.

Setlist:

01. Intro
02. Iterations of I
03. Scriptures in Scarlet
04. Vision in the Shroud
05. Unfound Mortality
06. Nightfear
07. I Bow to None
08. Agonised
09. Progenitors of a New Paradigm
10. The Grotesque
11. Jumping at Shadows
12. Subconscious Terror
13. Foetus Noose
14. Stormcrow

 
Categoria/Category: Shows

TOP