ARCH ENEMY: confirmada a saída da vocalista Alissa White-Gluz após onze anos
Postado em 23/11/2025


O ARCH ENEMY se separou de sua vocalista dos últimos onze anos, Alissa White-Gluz. Nenhum motivo foi divulgado para sua saída.

Hoje (domingo, 23 de novembro), os veteranos do Metal Extremo divulgaram o seguinte comunicado em suas redes sociais: “O ARCH ENEMY se separou da vocalista Alissa White-Gluz. Somos gratos pelo tempo e pela música que compartilhamos e desejamos a ela tudo de bom.

“Onde há um fim, há também um começo.

“Nos vemos em 2026.”

Alissa acrescentou em um comunicado separado em sua página do Facebook: “Após onze anos no ARCH ENEMY, nos separamos. Serei eternamente grata aos milhares de fãs incríveis que conheci ao longo do caminho. Obrigada, Beastlings!

Mal posso esperar para compartilhar com vocês o que tenho trabalhado (com algumas grandes surpresas reservadas). Fiquem ligados para grandes novidades em 2026 e nos vemos em breve.”

Alissa White-Gluz, ex-vocalista da banda canadense de Metal Extremo The Agonist, juntou-se ao ARCH ENEMY em 2014 para substituir Angela Gossow. Angela, que entrou para o ARCH ENEMY em 2000 e fez sua estreia no clássico “Wages of Sin” (2001), deixou o posto de vocalista principal e agora se dedica à gestão da banda, enquanto Alissa assumiu seu lugar.

O ARCH ENEMY gravou três álbuns com o vocalista Johan Liiva — “Black Earth” (1996), “Stigmata” (1998) e “Burning Bridges” (1999) — antes de Liiva ser substituído pela cantora alemã Gossow. O grupo lançou quatro álbuns de estúdio com Alissa White-Gluz nos vocais: “War Eternal” (2014), “Will To Power” (2017), “Deceivers” (2022) e “Blood Dynasty” (2025).

Ao longo de sua carreira, Alissa, agora com quarenta anos, tem usado consistentemente sua música como um veículo para a mudança social, abordando questões urgentes como a conservação ambiental, o veganismo e o tratamento ético dos animais. Em 2016, foi anunciado que White-Gluz havia assinado um contrato com a Napalm Records para o lançamento de seu álbum solo de estreia. No ano seguinte, ela afirmou que seu LP solo contaria com colaborações de um membro do Kamelot e de pelo menos um de seus ex-companheiros de banda do ARCH ENEMY.

A agora ex-vocalista do ARCH ENEMY disse que a ideia de um projeto solo surgiu de uma sugestão de Gossow, que gerencia a carreira do ARCH ENEMY há mais de uma década e também cuida dos assuntos pessoais de Alissa.

O mais recente álbum de estúdio do ARCH ENEMY, o já mencionado “Blood Dynasty”, foi lançado originalmente em março deste ano pela Century Media Records. A “Blood Dynasty (Deluxe Edition)” foi disponibilizada em 10 de outubro e inclui três faixas bônus, uma das quais, “Lachrymatory”, era inédita.

O ARCH ENEMY realizou o show de encerramento de sua turnê europeia “Blood Dynasty” 2025 com Amorphis, Eluveitie e Gatecreeper em 15 de novembro em Düsseldorf, Alemanha.

 
Categoria/Category: News

TOP