Abbath – O Inverno Norueguês Abraça o Verão Alemão
Postado em 18/08/2023


Artista: Abbath (Noruega)
Evento: Summer Breeze
Cidade/Estado/País: Dinkelsbühl – Alemanha
Local: Unnamed Road 91749
Data: 18 de Agosto
Ano: 2023
Produtora: Summer Breeze Productions

O Summer Breeze Open Air é um festival que se firmou no calendário de eventos que acontecem anualmente no verão europeu, gradativamente ganhando espaço e proporções gigantescas. Sua primeira edição foi realizada em 1997 em Abtsgmünd, Alemanha, e ficou por lá até 2006, quando foi transferido para uma nova localização em Dinkelsbühl, na Baviera.

Todos os anos, mais de 40.000 bangers se reúnem em solo alemão para prestigiar os mais variados artistas, das mais variadas ramificações do Metal. O cast de 2023 foi algo sui generis, por trazer nomes do peso e importância de Powerwolf, Megadeth, In Flames, Epica, Sepultura, Trivium, Hammerfall, Killswitch Engage e o norueguês ABBATH.

Ocorrido entre os dias 16 e 19 de agosto, o festival foi mais uma vez sucesso de público e crítica, com uma estrutura digna de nota, em todos os seus aspectos. Como de costume, trarei para o site uma sequência de textos com as minhas impressões, sobre algumas experiências que tive nesta minha passagem por Dinkelsbühl.

Eu não poderia começar este especial com outro, que não fosse o ícone do Black Metal norueguês ABBATH. Em atual promoção do seu terceiro álbum “Dread Reaver” (2022), o cara trouxe bastante público para o T Stage, o que comprova que o seu Black Metal modernizado tem bastante demanda. Engraçado foi poder ver, também, a enorme quantidade de fãs que estavam com corpse paints. Tem gente que realmente leva ao pé da letra tal cultura, diga-se.

O set começou de uma maneira inusitada, já que trouxe “To War” de “Abbath” (2016) seguida por “The Artifex” de “Outstrider” (2019). Não entendi porque “Dread Reaver” foi deixado para segundo plano, começando a surgir apenas com “Dream Cull”. Talvez ele tenha optado por uma sequencia cronológica, mas vai saber, não é mesmo? Ainda assim, pela imprevisibilidade, acabei aceitando essa escolha.

Duas surpresas muito bem vindas foram “Battalions” do seu projeto I e “One by One” do Immortal que contou com uma iluminação rítmica matadora, acompanhando os seus riffs. Muito bom saber que Abbath não deixou de lado seus antigos projetos, até porque, a sua importância ao lado do Immortal ajudou a fundamentar um estilo que é cultuado em todo o planeta. Ou seja, a sua importância histórica é simplesmente inquestionável.

“Harvest Pyre” foi mais um dos destaques do show. Naquele momento, Abbath deixa o palco por alguns instantes, para retornar com uma enorme tocha em mãos. Introdução cênica perfeita, já que, a partir dali o músico passeou por todo ambiente cuspindo fogo. Para quem não é familiarizado com o estilo, este é um comportamento muito comum nos shows de Black Metal, principalmente na Escandinávia. Manter tal comportamento vivo, faz sim parte do script!

“WinterBane” e “Endless”, ambas do seu debut, encerraram a participação da banda ABBATH no Summer Breeze 2023. As duas são ótimas canções, mas eu esperava mais ênfase em “Dread Reaver”. Não posso dizer que este álbum é o meu preferido na sua discografia, contudo, por ele ser novidade, queria que o cara tivesse optado por mais composições dele. Acredito que em shows próprios, o álbum deva ter mais espaço, mas aqui infelizmente não aconteceu.

Abbath é uma figura muito controversa e que estava passando por um drama na sua vida pessoal, com o abuso de bebidas alcoólicas. Tudo indica que ele está melhor, porque aparenta estar em forma. Infelizmente os mais ortodoxos viram a cara para ele, o que de fato é uma pena. A bem da verdade é que ele se mantém produzindo, e elevando o nome do Black Metal para mais e mais fãs ao redor do mundo.

Setlist:

01. To War
02. The Artifex
03. Dream Cull
04. Battalions
05. Ashes of the Damned
06. Hecate
07. Harvest Pyre
08. Dread Reaver
09. One by One
10. WinterBane
11. Endless

 
Categoria/Category: Shows

TOP